dez 15, 2009
O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Nívio Gonçalves, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 14/12, a primeira Vara de Execução Fiscal do DF. A vara será exclusiva para julgar ações de execução de dívida ativa em todo o Distrito Federal. O juiz Cleber Andrade Pinto foi designado pela vice-presidência para ser o responsável pela 1º Vara de Execução Fiscal.
A criação da nova vara está prevista na Lei de Organização Judiciária do DF e tem como principais objetivos viabilizar o trâmite regular dos executivos fiscais e desafogar as Varas de Fazenda Pública do Tribunal. A 1ª Vara de Execução Fiscal está instalada na cobertura do Fórum Júlio Fabrine Mirabete, localizado no SRTVS, Ed. Intercon. Cerca de 200 mil processos foram assumidos pela nova unidade especializada.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O Presidente Nívio Gonçalves destacou a necessidade da nova vara ao revelar que o estoque de débitos da dívida ativa, supera a casa dos sete bilhões de reais. “Nosso Tribunal de Justiça pretende, com a instalação Vara de Execução Fiscal, contribuir para que este montante, ou parte dele, ingresse nos cofres públicos” disse o desembargador.
A solenidade contou com a presença do Vice-presidente do Tribunal, desembargador Romão Cícero de Oliveira, do Corregedor, desembargador Getúlio Pinheiro, do juiz responsável pela vara, Cleber Andrade Pinto, magistrados, representantes do Ministério Público e da OAB-DF.
Assim que o sistema informatizado que está sendo desenvolvido pelo Tribunal estiver concluído, os processos em andamento serão gradativamente inseridos à nova plataforma. A tecnologia vai auxiliar na instauração e tramitação dos executivos fiscais que se darão por meio eletrônico.
Autor: (LCB)
Fonte: TJDFT