...

28 Abr. 2025

RRA
Ao Sindjus, Lewandowski fala em aprofundar negociação pelo PL 7920

Ao Sindjus, Lewandowski fala em aprofundar negociação pelo PL 7920

nov 11, 2014

Os coordenadores do Sindjus Cledo Vieira e José Oliveira (Zezinho) conversaram no início da tarde desta terça-feira (11) com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, para tratar da questão do reajuste salarial da categoria. A conversa aconteceu durante o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis (SC).

Lewandowski afirmou que a tendência é que o PL 7917 (subsídio dos magistrados) avance rapidamente no Congresso Nacional porque os parlamentares dependem da aprovação desse projeto para aumentar o teto constitucional e assim reajustarem os próprios contracheques.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Já em relação ao PL 7920 (servidores), o ministro explicou que a situação é bastante complicada, uma vez que o Executivo entende que a categoria já foi contemplada com o reajuste de 15,8%, cuja última parcela será efetivada em 2015. Ou seja, o governo não aceita que os servidores do Judiciário tenham reajuste já no próximo ano.

O presidente afirmou que vai avançar na negociação realizando conversas a nível ministerial. Não explicou quem vai procurar, mas deixou claro que vai aprofundar os contatos pela viabilização do PL 7920. É válido lembrar que até agora Lewandowski já conversou com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com o advogado-geral da União, Luís Adams. Pelo que falou, o ministro vai mudar o patamar das conversas.

Informou também que o diretor-geral do STF, Amarildo Oliveira, está fazendo novos estudos para tentar viabilizar a recomposição salarial dos servidores. Tal atitude indica que a negociação com o Executivo está em andamento. Inclusive, o Lewandowski aconselhou o sindicato a conversar com Amarildo ainda esta semana, pois é importante que a categoria tenha conhecimento da proposta antes dela ser apresentada ao Executivo.

O presidente frisou que embora a situação esteja difícil, ele insiste na luta pela aprovação dos dois projetos, o dos magistrados e o dos servidores e em momento algum falou em diminuição da tabela salarial que integra o PL 7920. Ainda sinalizou para a possibilidade de uma audiência com ele e o Sindjus na próxima semana.

Também participaram da conversa, os coordenadores da Fenajufe João Batista, Maria Eugênia, Mara Weber e Tarcísio Ferreira.

🔥 17 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes