...

27 Abr. 2025

RRA
Ctasp realiza amanhã audiência pública sobre PLP 257, que ameaça direitos dos servidores

Ctasp realiza amanhã audiência pública sobre PLP 257, que ameaça direitos dos servidores

jul 12, 2016

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (13) audiência pública sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, do Poder Executivo, que propõe o alongamento das dívidas de estados e do Distrito Federal com a União por 20 anos.

Participarão como debatedores o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira; o secretário de governo, Geddel Vieira Lima; a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli; e representantes de entidades sindicais, como a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital).

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Governo quer votar nova urgência
O governo interino de Michel Temer já avisou que vai apresentar novamente para votação no plenário da Câmara o requerimento de urgência do PLP 257/2016. Isso porque na sessão da última quarta-feira (06), o plenário da Casa rejeitou o requerimento, que precisava do voto favorável de 257 deputados, mas obteve 253 votos.

A rejeição foi considerada uma derrota para o governo. Nesse sentido, Temer e seus aliados farão todo o esforço possível para garantir a aprovação da urgência e, consequentemente, a apreciação do PLP 257 de imediato.

A assessoria parlamentar do Sindjus-DF informa que o requerimento já está na pauta do plenário da Casa e a intenção do governo é conseguir a sua aprovação ainda esta semana. No entanto, com a eleição da presidência da Câmara prevista para às 16h desta quarta-feira talvez não haja quórum suficiente para a sessão deliberativa, ficando o requerimento de urgência para depois.

O Sindjus-DF vê com preocupação essa tentativa, a todo custo, do governo Temer em aprovar a urgência do PLP 257, que ameaça frontalmente os direitos dos servidores públicos das três esferas. A situação é tão preocupante que, na semana passada, os deputados que encaminharam voto contrário à urgência questionaram a contrapartida exigida dos estados para adesão ao novo refinanciamento, o que geraria a possibilidade de retirada de direitos em questões previdenciárias e estatutárias. E eles já avisaram que se não forem retirados esses artigos que prejudicam o funcionalismo público, não terá acordo para votar o PLP.

Na mesma ocasião, outros também denunciaram uma manobra de Temer, de tentar inserir no projeto itens previstos na PEC 241/2016, que limita gastos públicos em 20 anos pelo índice da inflação do ano anterior.

O sindicato acompanhará a audiência pública da Comissão de Trabalho, com o objetivo de se apropriar melhor do debate e apresentar as preocupações com os efeitos dessa proposta. No fundo, o projeto esconde uma ofensiva direta sobre o funcionalismo público nas três esferas, e agora, com a possibilidade do regime de urgência, a atenção da categoria deve ser redobrada. Para o Sindjus-DF, é fundamental manter o alerta em relação ao projeto e seus possíveis desdobramentos.

Serviço
Audiência pública sobre o PLP 257/2016
Data: 13/07, às 14h
Local: Auditório Nereu Ramos da Câmara de Deputados, em Brasília.

🔥 14 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes