...

25 Abr. 2025

RRA
Sancionada, reforma trabalhista deve gerar onda de judicialização

Sancionada, reforma trabalhista deve gerar onda de judicialização

jul 17, 2017

No último dia 13, Michel Temer (PMDB) sancionou, sem veto algum, o PL 6.787/2016, que promoveu um grande ataque à CLT. Depois de seis meses tramitando no Congresso Nacional, a reforma trabalhista se transformou na lei 13.467, que começa a valer a partir de novembro.

No entanto, parlamentares e especialistas ainda discutem mudanças no texto, como na regulamentação do trabalho intermitente e no fato de acordos feitos entre empregados e patrões prevalecerem sobre a lei. O governo resiste na ofensiva contra os direitos trabalhistas, e há muitas dúvidas pairando no ar.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

A expectativa é de que essa discussão chegue ao Judiciário, pois os tribunais serão acionados, por exemplo, em questões ligadas a acertos com as empresas que lesam os empregados e convenções coletivas. Esse cenário de incertezas em torno de diversos pontos da reforma deve causar um sem número de processos trabalhistas, fortalecendo a onda de judicialização iniciada com a crise econômica. Destaca-se que, só no ano passado, a Justiça do Trabalho recebeu quase quatro milhões de processos.

Mais uma razão para lutarmos pelo fortalecimento da Justiça do Trabalho, cuja importância é fundamental para garantir o equilíbrio nas relações de trabalho, ainda mais em tempos de instabilidade, desinformação e ataques. A Justiça do Trabalho não pode acabar, pelo contrário, sua atuação e relevância precisam ser reconhecidas e consolidadas.

🔥 10 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes