...

27 Abr. 2025

RRA
Projeto que ameaça estabilidade do servidor já tem relator na CAS do Senado

Projeto que ameaça estabilidade do servidor já tem relator na CAS do Senado

out 17, 2017

Após ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal no último dia 4, o PLS 116/2017 foi encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais, onde ainda receberá parecer e será votado pelo colegiado. De autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-RN), a matéria dispõe “sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável”. Na CCJ, recebeu parecer favorável do senador Lasier Martins (PSD-RS), também integrante da base do governo de Michel Temer.

Na CAS, a presidente da Comissão, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), designou o colega de partido e de estado Airton Sandoval (foto abaixo) para ser o relator do projeto. Nove emendas modificativas foram apresentadas, todas de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Sindjus-DF, ao lado da Fenajufe e de outros sindicatos de base, vem trabalhando para impedir a aprovação do PLS 116, entendendo que seu conteúdo representa um grande retrocesso para o serviço público e, como consequência, para os servidores, que trabalharão sob a ameaça de demissão e serão alvos mais frequentes de assédio moral das chefias.

Na avaliação das entidades sindicais, o projeto é parte do esforço do governo em desmantelar o serviço público, iniciado com a Emenda Constitucional 95/16 (antiga PEC 241, do “teto dos gastos”), passando pela reforma da Previdência (PEC 287/2016), em tramitação na Câmara dos Deputados.

Sob a falsa premissa de se tratar da avaliação periódica dos servidores públicos da União, Estados e Municípios, o PLS 116/17 é a porta de entrada para a terceirização desenfreada no serviço público, cujas vagas serão preenchidas por trabalhadores em situação vulnerável.

Embora o PL tenha avançado com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, a luta para derrotar, de vez, essa proposta ainda não acabou e deve ser intensificada. O Sindjus continuará mobilizado e conversando com os senadores, na tentativa de evitar mais esse retrocesso contra o serviço público. Agora, a pressão deve ser total em cima dos senadores da CAS, sobretudo do relator Airton Sandoval.

🔥 15 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes