...

27 Abr. 2025

RRA
Projeto em tramitação no Senado aumenta contribuição previdenciária dos servidores

Projeto em tramitação no Senado aumenta contribuição previdenciária dos servidores

maio 4, 2018

Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal um projeto de lei que propõe o aumento da alíquota da contribuição previdenciária dos servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal. O PLS 395/2017 “dispõe sobre a compensação financeira entre os Regimes Próprios de Previdência dos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e dá outras providências”.

Pela proposta, de autoria do senador Garibaldi Alves (MDB-PI), a alíquota suplementar em caso de déficit entre os Regimes Próprios de Previdência (RPPS) dos servidores públicos poderá chegar até 22%, com o argumento de que servirá como compensação financeira.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

O parecer do relator, senador Valdir Raupp (MDB/RO), recomenda a aprovação da matéria. Em seu artigo 3º propõe alterações em vários artigos da Lei 9.717 (Lei geral dos RPPS), prevendo alíquotas suplementares dos entes e de todo o conjunto de segurados – ativos, aposentados e pensionistas – do respectivo regime próprio, destinadas à cobertura do déficit financeiro e atuarial.

A proposta está pronta para ser analisada na CAS e, caso seja aprovada, será encaminhada para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramitará em caráter terminativo, sem precisar ir ao plenário.

Está disponível no site do Senado uma enquete sobre o projeto. Até o momento, mais mil pessoas votaram para que o PLS 395 seja derrotado. O Sindjus-DF acompanhará a tramitação da matéria e convida toda a categoria a acessar o site e se posicionar contrário a mais essa medida que prejudica o conjunto do funcionalismo público. Acesse aqui para votar.

🔥 12 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes