...

19 Abr. 2025

teste rra

Pessoas em situação de rua em Roraima recebem 1º Mutirão do PopRuaJud

out 8, 2024

Mutirão do PopRuaJud coordenado pelo TRF1 contou com apoio de diversas instituições. FOTO: Ejurr

O Comitê PopRuaJud da Seção Judiciária de Roraima encerrou, na sexta-feira (4/10), o 1º Mutirão de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, na capital Boa Vista. O coordenador do Comitê Nacional PopRuaJud e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pablo Coutinho Barreto, esteve presente no primeiro dia de prestação dos serviços e destacou a importância dessa mobilização, especialmente em Roraima, onde 95% da população de rua é composta por refugiados da Venezuela.

“Essa atuação pré-processual do Poder Judiciário e atuação em rede com outras instituições como Ministério Público, Defensoria, órgãos do Poder Executivo, Federal, Municipal, Estadual, o Exército, por meio da sua Operação Acolhida, permite que consigamos emprestar o mínimo de dignidade às pessoas refugiadas que migraram para o Brasil e pensar na forma de efetivamente incluí-las na sociedade, assegurando os direitos que a elas estão garantidos na Constituição Federal”, destacou.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

O conselheiro também reconheceu o empenho da Justiça em se aproximar dessa realidade. “É importante essa acolhida que está sendo feita aqui com a participação de todos os órgãos e da Justiça Federal, saindo dos gabinetes e indo aonde a população está precisando, resolvendo os problemas antes que eles cheguem como litígios no Poder Judiciário”, disse Pablo Coutinho.

Participaram do evento o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, a Procuradoria Federal (AGU/PGF), o INSS, a Polícia Federal, a Secretaria Municipal de Saúde, o SENAC, entre outras instituições públicas e entidades da sociedade civil.

PopRuaJud no DF

Neste ano de 2024, a Seção Judiciária do Distrito Federal em parceria com diversos órgãos, realizou no dia 20 de junho, a sétima edição do PopRuaJud no DF e a primeira edição de 2024. A equipe do Sindjus participou do evento e distribuiu kits e orientações aos participantes do evento, incluindo a participação direta da diretoria do Sindjus no quadro de voluntários que atenderam a população durante a ação. A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) também prestou assistência jurídica e psicossocial, com apoio de unidades móveis de atendimento itinerante.

Encontro Nacional

De acordo com o Comitê Nacional do PopRuaJud, coordenado pelo conselheiro Pablo Barreto Coutinho, está previsto para novembro deste ano, na cidade de São Paulo, o Encontro Nacional PopRuaJud. Nos próximos meses, o comitê também deverá lançar dois protocolos, sendo o primeiro voltado para a orientação dos atendimentos prestados a adolescentes em situação de rua e outro para o atendimento de pessoas refugiadas e migrantes na mesma condição.

O protocolo elaborado para refugiados e migrantes foi construído em parceria com a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Os documentos foram apresentados aos participantes da reunião por Melina Miranda, que também integra o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça. (com informações do TRF-1 e do TJRR)

 Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes