...

27 Abr. 2025

RRA
Temer, Sarney, Mendes e Lula assinam Pacto Republicano

Temer, Sarney, Mendes e Lula assinam Pacto Republicano

abr 14, 2009

Os representantes dos Três Poderes assinaram na segunda (13/4) o 2º Pacto Republicano de Estado, que traça as prioridades do governo para os próximos anos. No documento de seis páginas, eles firmam o compromisso de aprovar projetos sobre o acesso universal à Justiça, agilidade na prestação jurisdicional e proteção aos direitos humanos fundamentais.

Cinco novos projetos de lei serão encaminhados ao Congresso Nacional ainda essa semana. Um deles prevê a criação de uma Câmara Geral de Transação e Conciliação na Procuradoria da Fazenda para tratar de negociações da União. Com isso, as transações acima de R$ 1 milhão só poderão ser feitas com o aval do procurador da Fazenda. Aquelas acima de R$ 10 milhões só serão aceitas com autorização do ministro.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Os outros projetos, principalmente os que abordam temas de direitos humanos, já tramitam no Congresso. Agora cabe acelerar as votações. Um dos pontos mais polêmicos é o que altera o rito da prisão preventiva e incentiva penas alternativas.

Se a matéria for aprovada, o acusado só poderá ser preso depois que a ação for julgada por completo. Segundo Rogério Favreto, secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, 46% dos presos, hoje, esperam na cadeia o julgamento para ser liberados a cumprir penas alternativas.

Outros projetos prevêem a regulamentação do uso de escutas telefônicas e de algema.
Participaram do evento Lula, Gilmar Mendes, presidente do STF, Michel Temer, presidente da Câmara, e José Sarney, presidente do Senado.

Veja os 17 pontos prioritários do 2º Pacto Republicano de Estado no site do STF.

Fonte: Blog do Noblat

🔥 14 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes