...

27 Abr. 2025

RRA
Servidor que cuida de parente com deficiência poderá ter jornada especial

Servidor que cuida de parente com deficiência poderá ter jornada especial

dez 14, 2016

Foi sancionada na última segunda-feira (12/12), pelo presidente Michel Temer, a Lei 13.370/2016, que prevê jornada especial para servidores públicos federais que cuidam de parentes próximos – cônjuge, filhos e dependentes – com algum tipo de deficiência. Antes da decisão, apenas os funcionários com deficiência é que tinham direito ao horário especial, sem necessidade de compensação, conforme previsto na Lei 8112/1990.

Com nova a medida, os servidores públicos que acompanham seus parentes com deficiência em atividades relacionadas à saúde terão direito ao horário especial, sem precisar compensar as horas despendidas com o cuidado. A nova lei também garante o recebimento do salário integral.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

O projeto de lei foi apresentado em outubro de 2015 pelo senador Romário (PSB-RJ), pai de uma menina com síndrome de Down.

Direito para mães adotantes
Segundo informações da Agência Brasil, outra mudança que deve entrar em vigor nos próximos dias é o tratamento igualitário entre as servidoras gestantes e as que são mães de filhos adotivos.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), o Palácio do Planalto aprovou parecer do órgão solicitando que a norma tenha efeito em toda a administração pública federal, concedendo a servidoras que adotarem crianças o mesmo período de licença-maternidade das mães biológicas (120 dias prorrogáveis por mais 60). A medida é um desdobramento de decisão do Supremo Tribunal Federal, de março deste ano, que garantiu às servidoras o direito à licença adotante.

Com informações da Agência Brasil e do G1

🔥 15 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes