...

28 Abr. 2025

RRA
Entidades debatem ações unificadas contra propostas do governo que ameaçam direitos

Entidades debatem ações unificadas contra propostas do governo que ameaçam direitos

nov 21, 2017

Em um café da manhã realizado nesta terça-feira (21/11), representantes de entidades sindicais debateram ações de enfrentamento contra os projetos de autoria do governo federal que ameaçam direitos dos trabalhadores e que estão em tramitação no Congresso Nacional. Realizada na sede da Assefe (Associação dos Servidores do Senado Federal), a reunião contou com as presenças do coordenador de Administração e Finanças do Sindjus-DF, Gilmar Paz; com os diretores do Sindilegis, Petrus Elesbão (presidente) e Magda Helena; com o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves; e com o representante da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) João Paulo. Também participou o servidor do Judiciário e filiado ao Sindjus Chico Aquino.

Ao longo do encontro, os dirigentes sindicais analisaram a conjuntura política e o cenário de dificuldades para o conjunto do funcionalismo público, que enfrenta uma série de propostas que colocam em risco direitos já conquistados. Eles avaliaram a importância de as entidades presentes envidarem esforços para atuarem, de forma unificada, no Congresso Nacional e nas manifestações que serão convocadas para o próximo dia 28 de novembro.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Uma das preocupações destacadas na reunião são os efeitos da Emenda Constitucional nº 95/2016, resultado da PEC 241/2016, que limitou os investimentos no setor público nos próximos 20 anos. Tal medida, a primeira aprovada pelo governo de Michel Temer, representa o aprofundamento do desmonte do serviço público. Além disso, também demonstraram preocupação com o empenho do governo em aprovar a reforma da Previdência (PEC 287/2016), ainda que de forma “fatiada”, mas mantendo o conteúdo central da proposta, e a Medida Provisória nº 805/2017, que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores públicos.

Na avaliação de Gilmar Paz, é fundamental que as diversas categorias do funcionalismo público retomem a unidade para tentar barrar todos os projetos que têm como alvo os servidores públicos e os trabalhadores do setor privado. Ele explica que o Sindjus manterá esse esforço, convocando a categoria para se juntar às próximas mobilizações.

Para dar continuidade às discussões com foco em uma agenda unificada de mobilização, as entidades marcaram nova reunião para a quinta-feira (23), às 8h30, também na sede da Assefe.

🔥 14 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes