abr 23, 2025
O Sindjus reforçou, nesta semana, a ampla campanha em defesa do reajuste salarial de 2026 para todos, ativos e aposentados, afixando faixas nos órgãos do PJU e ramos do MPU e movimentando a agenda de reuniões com presidentes, procuradores-gerais, diretores e secretários-gerais.
O objetivo é imprimir força total para pressionar as Administrações pela definição de um índice de reajuste salarial para 2026 acima da inflação, bem como para que sejam tomadas as devidas providências para assegurar a dotação orçamentária necessária ao reajuste. Lembrando que as propostas orçamentárias dos órgãos do PJU e MPU e os anteprojetos de lei prevendo o reajuste precisam ser encaminhados ao Congresso Nacional até o mês de agosto.
O Sindjus luta por um reajuste para todos, analistas, técnicos e auxiliares, ativos e aposentados, já em 2026, para iniciar a recomposição salarial que terá uma segunda fase com a implantação do novo Plano de Carreiras, entre 2027 e 2030.
O Sindjus já vem tratando do tema junto aos órgãos do PJU e ramos do MPU e conversando com diversos diretores e secretários-gerais. Agora, com a campanha visual das faixas e uma nova rodada de reuniões com representantes das Administrações, o Sindicato espera que essa pauta avance da melhor maneira.
Importante destacar que, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os servidores do Poder Executivo Federal tiveram um reajuste salarial médio de 27% entre 2023 e 2026. Enquanto isso, os servidores do PJU e MPU tiveram no mesmo período um reajuste de 19,25%.
O Sindjus luta por um reajuste acima da inflação em 2026, antes de iniciarmos a nossa reestruturação salarial através do novo Plano de Carreiras.
“O reajuste para todos em 2026 é uma prioridade. Precisamos assegurar o nosso poder de compra e amenizar as nossas perdas salariais antes da implantação do novo PCS. Estamos mobilizados e lutando estrategicamente por um reajuste que contemple todos os servidores, ativos e aposentados. Ninguém pode ficar de fora. Todos à luta!”, afirmou o presidente do Sindjus, Costa Neto.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR