...

02 Ago. 2025

A nova mensalidade sindjus garante muito mais do que benefícios individuais
Canal oficial de notícias
Defesa que faz a diferença!
Quer economizar até no dia a dia?
Filiados do sindjus economizaram mais de R$ 3 milhoes em 2023

Sindjus protocola requerimento ao presidente do STF solicitando reajuste de 15,94% para servidores do PJU em 2026

ago 1, 2025

A iniciativa visa resgatar a proposta original de 15,94% consensuada entre as entidades sindicais no Fórum de Carreiras do CNJ, e anular o golpe perpetrado por duas diretoras da Fenajufe, que traíram a categoria ao se abster na votação, impondo a aprovação no Fórum de um reajuste rebaixado de apenas 8%

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

O Sindjus encaminhou, nesta sexta-feira (1º/8), requerimento administrativo ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, solicitando a adoção de providências para garantir o encaminhamento ao Congresso Nacional de proposta legislativa que contemple os servidores do Poder Judiciário da União com reajuste de 15,94% a partir de 1º de junho de 2026.
A proposta defendida pelo sindicato, construída em consenso entre as entidades no âmbito do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU, sob mediação do conselheiro do CNJ Guilherme Feliciano, prevê reajuste de 5% sobre os vencimentos básicos e ampliação da GAJ de 140% para 165%. Segundo o Sindjus, essa medida representa uma solução viável e compatível com o teto de despesas do Judiciário para 2026.
O documento destaca que, com base nos dados do IPCA e nas projeções do Boletim Focus do Banco Central, a inflação acumulada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2025 será de 46,4%, enquanto os servidores tiveram reajustes de apenas 19,25% no mesmo período. Isso resulta em perdas inflacionárias superiores a 25% até junho de 2026, que precisam ser compensadas.
O Sindjus também apresentou cálculos de impacto orçamentário, demonstrando que a proposta é exequível e respeita os limites legais, sem comprometer outras despesas do Judiciário. O sindicato reforça que a alternativa aprovada no Fórum — reajuste de apenas 8% — não atende ao compromisso firmado pelo presidente do STF de utilizar o máximo de recursos do teto de gastos para aplicar o maior reajuste possível aos servidores efetivos.
Diante disso, o Sindjus solicita a intervenção direta do presidente do STF para que a proposta consensuada pelas entidades sindicais seja respeitada e encaminhada ao Congresso Nacional, garantindo valorização real da categoria e redução das perdas acumuladas.

🔥 547 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes