ago 13, 2025
Na manhã dessa terça-feira (12/8), o Sindjus participou de importante reunião do Instituto MOSAP, para discutir pautas relevantes dos servidores aposentados e dos pensionistas. Na ocasião o sindicato foi representado pela vice-presidente Gisele Sérgio e pelos diretores Chico Vaz e Arlete Ribeiro.
O presidente do MOSAP, Edison Haubert, contextualizou a situação da PEC 6, na Câmara, e informou que os requerimentos para sua apreciação já alcançaram 309 assinaturas; o requerimento visa o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006. “Os requerimentos já alçaram número suficiente para o seu encaminhamento, resta apenas o presidente Hugo Mota deliberar quanto à sua colocação em pauta de votações.” Informou que naquele momento estava acontecendo a reunião de líderes na Câmara, onde poderia ser deliberado sobre a votação ou não do “Foro Privilegiado” bem como a questão da Anistia. “Nós dependemos que eles resolvam essa pauta para poder nos atender”, disse.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Edison Haubert destacou que os fatos ocorridos no Congresso Nacional, na última semana, impossibilitaram que a presidência da Câmara deliberasse pautas importantes como a PEC 6/2024 à PEC 555/2006 e outras. Explicou que, infelizmente, o Presidente da Câmara ficou um pouco amarrado, pela situação atual face os fatos que ocorreram na semana passada, mas espera que de agora em diante a Câmara retome à normalidade e, com isso, venha pautar nossa PEC. Lembrou ainda da questão do ‘tarifaço’, como um elemento complicador, a mais, para emperrar o avanço do nosso pleito.
Discutiu-se também a necessidade de se dar visibilidade ao trabalho do MOSAP, na luta pela defesa do nosso pleito, com manifestações ostensivas e frentes de mobilizações em locais estratégicos, a exemplo dos aeroportos das capitais. Nesse sentido ficou alinhado que seria elaborado um cronograma de ações, bem como a elaboração de um modelo único de Ofício a ser encaminhado pelas entidades, aos parlamentares, destacando também a existência do MOSAP, sua finalidade e o alcance da sua representatividade, no intuito de se mostrar para todos da sociedade, a dimensão e importância do MOSAP para a defesa dos aposentados e pensionistas.
Na mesma linha, o Diretor do Sindjus, Chico Vaz, sugeriu a divulgação de campanha em busdoor e outdoor em favor da PEC 6 e, conjuntamente, contra a Reforma Administrativa. Na ocasião Chico Vaz ressaltou a importância da união das diversas entidades representativas de servidores e destacou o modelo de parceria que o Sindjus tem com o Sindilegis, nesse sentido. “Essa parceria entre Sindjus tem dado muito certo, culminando em avanços significativos para ambas as bases de servidores por eles representados, Brasil a fora”.
Ao final, o Diretor Chico Vaz, em nome do Sindjus, se colocou à disposição para reforçar a luta em defesa dos aposentados e pensionistas, bem como contra a reforma administrativa.
O Sindjus segue firme no apoio à luta dos pleitos dos aposentados e pela valorização de todos os servidores do PJU e MPU!
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.