...

19 Abr. 2025

teste rra

Sindjus na linha de frente em defesa dos auxílios no MPU: Sindicato se reúne com Diretor-Geral do MPT, Dr. Glaucio Araújo de Oliveira

mar 21, 2025

Na tarde desta quinta-feira (20), o presidente do Sindjus, Costa Neto, juntamente com a diretora de Integração Sociocultural, Daniela Mendes, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Cledo Vieira, estiveram reunidos com o Diretor-Geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dr. Glaucio Araújo de Oliveira. O encontro teve como pauta principal a defesa dos servidores do Ministério Público da União (MPU), com foco na necessidade de reajuste dos auxílios e pagamento da VPI para os servidores do MPU e Reajuste Salarial.

Nesta semana, o Poder Judiciário avançou em direção ao reajuste do auxílio-alimentação, restando apenas a coleta das duas últimas assinaturas na Portaria Nº 3 de 17 de março de 2025. Com essa atualização, o valor do auxílio-alimentação do Judiciário será equiparado ao do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU), alcançando R$ 1.784,42. Esse reajuste representa uma conquista importante para a categoria, fruto do empenho do Sindjus. O Sindicato segue atuando para que os servidores do MPU também tenham seus auxílios reajustados, valorizando aqueles que desempenham papel fundamental no funcionamento da máquina pública.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Durante a reunião, Dr. Glaucio informou que estão em andamento estudos orçamentários para viabilizar o reajuste do auxílio-alimentação no MPU. Ele sinalizou uma expectativa positiva para o pleito, reforçando que há um esforço para que a medida avance de forma favorável aos servidores.

Outro tema abordado foi o requerimento do Sindjus sobre o pagamento da Vantagem Pecuniária Individual (VPI), no valor de R$ 59,87, instituída pela Lei nº 10.698/2003. O Sindicato ressaltou a urgência desse pagamento aos servidores do MPU, considerando que os órgãos do Poder Judiciário da União já efetivaram esse repasse. Em resposta, o Diretor-Geral do MPT esclareceu que a quitação desse valor depende da disponibilidade orçamentária, mas garantiu que o assunto está sendo tratado com prioridade para garantir que os servidores recebam aquilo que lhes é de direito.

O Sindjus também reforçou a necessidade de se priorizar o Reajuste Salarial para 2026, e esclareceu que essa discussão já está bem adiantada no PJU. Além disso, o sindicato reivindicou que um novo plano de Reestruturação de Carreira seja debatido no MPU e encaminhado ainda esse ano ao Congresso Nacional.

O Sindjus reforça a importância do Ministério Público do Trabalho e reafirma seu compromisso em atuar firmemente na defesa dos interesses dos servidores. O Sindicato seguirá acompanhando de perto os desdobramentos e mobilizado para garantir que essas demandas sejam atendidas com a celeridade necessária.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato. 

Receba as notícias mais importantes!
Faça parte do nosso canal oficial de notícias no WhatsApp – QUERO ENTRAR

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes