...

20 Ago. 2025

A nova mensalidade sindjus garante muito mais do que benefícios individuais
Canal oficial de notícias
Defesa que faz a diferença!
Quer economizar até no dia a dia?
Filiados do sindjus economizaram mais de R$ 3 milhoes em 2023

Sindjus lança campanha contra o reajuste do Pró-Saúde e redução do Auxílio-Saúde no TJDFT

ago 20, 2025


O Sindjus deu início, nesta quarta-feira (20/8), a uma ampla campanha contra o reajuste das contribuições do Pró-Saúde e em defesa de mais recursos para o Auxílio-Saúde no âmbito do TJDFT.

O lançamento da campanha foi marcado por uma panfletagem na Sede do TJDFT, com distribuição de adesivos, faixas afixadas em todos os locais de trabalho, além de carro de som para conscientizar e engajar os servidores. E isso é apenas o começo: estão previstos diversos materiais de divulgação para fortalecer a mobilização contra o aumento da contribuição do Pró-Saúde e sensibilizar a Administração a aportar mais recursos para o Auxílio-Saúde, de modo a não trazer prejuízos à vida financeira dos servidores.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

Entenda o caso
No decorrer da última semana, o Sindjus tomou conhecimento, através de seus delegados sindicais e filiados do TJDFT, de rumores sobre um possível aumento do Pró-Saúde e de cortes no Auxílio-Saúde.
As informações que chegaram ao Sindjus são preocupantes. Segundo informações obtidas, estão sendo discutidos dois cenários de aumento da contribuição do Pró-Saúde. O cenário 1 é de 30,94% para 2025 e 32,36% para 2026 totalizando 63,3% de aumento da contribuição. O cenário 2 é de 50,14% para 2025 e 20,71% para 2026, chegando a um total de 70,85% de aumento da contribuição.
O Sindjus não aceita nenhum dos dois cenários, que são extremamente preocupantes. Não temos autorização dos servidores para aceitar esse reajuste do Pró-Saúde, nem negociar sua implementação como pretende a Administração e um representante dos servidores que fez declaração nesse sentido. Não faz sentido qualquer proposta nessa linha. Além disso, caso avance essa proposta, o reajuste salarial da categoria para 2026 ficaria totalmente comprometido com esse aumento do Pró-Saúde, fazendo os servidores do TJDFT amargarem mais defasagem salarial, em vez recompor suas perdas.
O Sindicato já oficiou ao presidente do TJDFT buscando informações verídicas e solicitando acesso integral ao estudo atuarial que foi feito. Porém, além da atuação administrativa, é necessário haver mobilização da base.

Pressão contra retrocessos
O objetivo da campanha é claro: sensibilizar a Administração do TJDFT e o Conselho Deliberativo do Pró-Saúde a achar alternativas orçamentárias viáveis para destinar recursos ao plano de saúde e ao auxílio saúde, de modo a impedir aumentos abusivos e cortes de benefícios que penalizam diretamente os servidores. O Sindjus defende a manutenção do valor atual da contribuição ao Pró-Saúde e o retorno da cobertura integral (100%) da coparticipação no Auxílio-Saúde.
A mobilização e pressão se torna ainda mais urgente, ante a falta de transparência e pró-atividade do representante dos servidores no Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, que não informou à categoria, com a devida antecedência, sobre as movimentações que estavam em curso para promover esse aumento, como o estudo atuarial que estava sendo feito e o seu resultado extremamente danoso aos servidores.
Sindjus na linha de frente
Embora não tenha assento no Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, o Sindjus reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores do TJDFT e se coloca na linha de frente dessa luta. Mais uma vez, o Sindjus assume o papel de resistência e mobilização.
Participe e fortaleça a campanha
A participação ativa dos servidores é essencial para barrar retrocessos e aumentos nocivos. Fique atento aos próximos passos da campanha, receba e divulgue os materiais, participe das mobilizações. Somente com muita união e mobilização será possível impedir mais perdas aos servidores.

🔥 139 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes