...

19 Abr. 2025

teste rra

Sindjus e ASCONJ se reúnem com Diretor-Geral do CNJ para debater reajuste salarial para 2026, Plano de Carreiras, reajuste dos auxílios, AQ e outros temas

mar 25, 2025

No dia 19 de março, o Sindjus, representado pelo presidente, Costa Neto, e pelos diretores Igor Mariano, Ednete Bezerra e Meg Gomes, que também é presidente da ASCONJ, reuniram-se com Diretor-Geral do CNJ, Johaness Eck, para tratar dos itens prioritários da pauta da nossa categoria.

Reajuste para 2026 e Plano de Reestruturação das Carreiras

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

O Sindjus evidenciou a prioridade de um reajuste salarial já para 2026 para repor parte das perdas inflacionárias passadas, de modo a fortalecer a aprovação do novo PCS, que deve ser encaminhado ainda esse ano ao Congresso Nacional para ser implementado de 2027 a 2030. Johaness Eck confirmou o compromisso com essa pauta por parte dos Diretores gerais e explicou que as discussões para o reajuste de 2026 estão bem encaminhadas e que vê uma convergência para um resultado positivo. Afirmou também que todos estão empenhados em discutir o novo Plano de Carreiras, e que esse ponto está sendo objeto de estudo.

O Sindjus expôs ao Diretor-Geral do CNJ os parâmetros aprovados em novembro no seu 10⁰ Congresso para a proposta de Reestruturação das Carreiras, de modo que é imprescindível se repor primeiro a inflação do período de 2019 em diante para todos, analistas, técnicos e auxiliares, e após essa medida se implementar as demais fases da reestruturação.

Reajuste do Auxílio-Alimentação

Os dirigentes agradeceram ao Diretor-Geral do CNJ o empenho dele e dos demais para atender essa demanda formulada pelo Sindjus e pelas associações parceiras e frisaram a importância da majoração do auxílio-alimentação, com a equiparação dos valores em relação aos adotados pelo STF, TCU e Senado. O SG do CNJ informou que os órgãos se reuniram e ficou acertado a implementação do novo reajuste a partir de 1º de abril de 2025.

Adicional de Qualificação

Johaness Eck informou que o STF encaminhou ofício aos órgãos do PJU solicitando o impacto orçamentário da proposta de reestruturação do AQ aprovada pela Fórum de Carreiras em dezembro de 2024. O objetivo é tentar introduzir melhorias no AQ, mas que essa questão ainda está aguardando a consolidação dessas informações. Após a manifestação dos órgãos, o STF deve encaminhar essa demanda.

Outros temas

Durante a reunião, o Sindjus também tratou do Adicional de Atividade Penosa, que está aguardando parecer jurídico; do Auxílio Psicopedagógico, da recomposição do quadro de servidores; e da disponibilização de vacinas contra Dengue, Herpes Zoster e Pneumocócicas. No tocante às vacinas, Johaness Eck afirmou que o CNJ costuma acompanhar o cronograma do STF.

Para Costa Neto “a reunião foi excelente, indicando o compromisso das Administrações na definição de um índice de reajuste para 2026. O Sindjus teve a oportunidade de defender demandas importantes para a nossa categoria e seguirá acompanhando o desdobramento dessa pauta. Agradecemos a disponibilidade do DG Johaness Eck e nos colocamos à disposição para dar prosseguimento a esses diálogos em prol da valorização da nossa categoria.”

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

Receba as notícias mais importantes!
Faça parte do nosso canal oficial de notícias no WhatsApp – QUERO ENTRAR

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes