ago 21, 2025
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sediará, em seu auditório em Brasília, a 4ª edição do seminário “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer e propor aperfeiçoamentos à Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina, abordando os desafios enfrentados por mulheres no âmbito do Poder Judiciário.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O evento é voltado para magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias e voluntárias, e busca promover reflexões e ações concretas para ampliar a representatividade feminina nas estruturas institucionais da Justiça brasileira.
Programação diversa e participativa
A programação contará com painéis expositivos e oficinas temáticas, presenciais e virtuais, conduzidas por mulheres que atuam diretamente no sistema de Justiça. As oficinas presenciais ocorrerão no dia 26 de setembro, nos turnos da manhã (9h às 11h) e da tarde (14h às 16h), permitindo que cada participante escolha duas atividades. Já as oficinas on-line serão realizadas no mesmo dia, das 9h às 11h.
Entre os temas abordados nas oficinas estão:
Oficinas presenciais
Vergonha, Medo e Culpa: Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Poder Judiciário;
Carreira e Identidade Feminina no Mundo Pós-Moderno;
A Paridade de Gênero no Poder Judiciário: Avanços e Desafios das Resoluções CNJ n. 525/2023 e 540/2023;
Cite uma Mulher: Elas Pesquisam, Comunicam e Constroem a Justiça.
Oficinas on-line
Carreira e Identidade Feminina no Mundo Pós-Moderno;
Planejamento Financeiro e Aposentadoria;
Cite uma Mulher: Elas Pesquisam, Comunicam e Constroem a Justiça;
Visibilidade à produção científica feminina.
A oficina Cite uma Mulher: Elas Pesquisam, Comunicam e Constroem a Justiça terá como foco a valorização da produção acadêmica de magistradas e servidoras que pesquisam temas ligados à participação institucional feminina. As expositoras previamente inscritas terão espaço de fala e deverão seguir as orientações e regulamento disponibilizados na página oficial do evento.
Inscrições abertas até 5 de setembro
As inscrições devem ser realizadas até o dia 5 de setembro de 2025, por meio do link:
https://formularios.cnj.jus.br/4a-edicao-mulheres-na-justica/