set 5, 2025
A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, trouxe consigo o surgimento das administrações dos diversos órgãos dos poderes públicos, que atuariam conjuntamente para o estabelecimento da Nova Capital do País. É o caso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que apesar de ter chegado no dia da inauguração da cidade, após cinco meses, no dia 5 de setembro, completou o quórum necessário de quatro Desembargadores para a instalação oficial da Corte.
Isso ocorreu por força da Lei 3.754/1960, que estabelecia a organização do Judiciário do DF e previa que o TJDFT precisaria ser composto por pelo menos quatro Desembargadores, de um total de sete membros, para que fosse autorizado o funcionamento do Tribunal. Com o quórum estabelecido, em 5 de setembro de 1960, o TJDFT assumiu o protagonismo de garantir os direitos dos cidadãos da Nova Capital.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Desde sua fundação, o Tribunal atuou para assegurar a paz social por meio atuação transparente e ética dos servidores e magistrados para a solução dos conflitos. O Sindjus ressalta que esses 65 anos de história do TJDFT também contam com a colaboração imprescindível dos colegas servidores que dedicaram suas carreiras ao bom funcionamento e fortalecimento do Tribunal, que é um dos mais premiados do Brasil, conquistando o Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade por seis anos consecutivos.
Parabéns, TJDFT! Parabéns, servidores do TJDFT!
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.