jul 28, 2025
Neste Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28 de julho), o Sindjus chama a atenção para a importância da conscientização e prevenção no combate a esta doença silenciosa que tem afetado milhões de pessoas em todo mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais B e C são a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose.
As hepatites causam inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou desenvolvida após uso de alguns medicamentos, consumo de álcool e drogas, ou até mesmo motivada por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A doença é chamada de silenciosa por, na maioria das vezes, não apresentar sintomas aparentes, mas, quando estes se manifestam podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
A boa notícia é que a hepatite é uma doença que pode ser evitada e tratada, caso tenha o diagnóstico precoce ou através de simples hábitos preventivos. No caso da hepatite C, por exemplo, há cura. No entanto, existem diagnósticos no qual o paciente infectado vai conviver com o vírus no organismo, como hepatite B. Tanto a hepatite B quanto a C podem ser transmitidas por sexo, portanto, o uso de preservativos é fundamental. Além disso, a vacina contra hepatite B fornece proteção ao longo da vida.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.