jun 30, 2025
Na tarde da última sexta-feira (27/6), o presidente do SINDJUS, Costa Neto, marcou presença na Sessão Solene de posse da nova Desembargadora Eleitoral Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Maria Leonor Leiko Aguena. A cerimônia, realizada no plenário da Corte, foi conduzida pelo presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, e reuniu importantes autoridades do Judiciário e do Executivo local.
Indicada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a magistrada assume a vaga deixada pelo desembargador Fabrício Fontoura Bezerra, cujo biênio como membro titular da Corte Eleitoral chegou ao fim. Leonor Aguena já atuava como juíza substituta no TRE-DF e, agora, passa a integrar a Corte como membro titular.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, como o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias; o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur; o corregedor do TJDFT, desembargador Mário-Zam Belmiro; e o vice-presidente da AMAGIS, juiz Pedro Yung-Tay Neto, além de desembargadores, juízes, advogados, servidores e familiares da empossada.
Em sua fala, o presidente Jair Soares destacou a trajetória da nova desembargadora e expressou confiança em sua atuação: “Tenho a honra de conceder-lhe posse no cargo de membro titular desta Corte, com a certeza de que dará continuidade ao trabalho que aqui realiza na condição de membro suplente, reflexo de sua atuação na magistratura do Tribunal de Justiça.”
Após a solenidade, os presentes foram recepcionados com um coquetel no Salão Nobre do TRE-DF.
Trajetória da nova Desembargadora
Natural de São Paulo, Maria Leonor Leiko Aguena é formada em Direito pela PUC-SP. Iniciou sua carreira como advogada no Serpro e como técnica judiciária no TRF1. Em 1995, tomou posse como juíza substituta do TJDFT, onde posteriormente se tornou titular da 1ª Vara Cível de Samambaia, acumulando ainda as funções de diretora dos Fóruns de Samambaia e do Guará. Atualmente, atua como juíza substituta de segundo grau no TJDFT.
No âmbito da Justiça Eleitoral, já exerceu a titularidade da 13ª Zona Eleitoral, em Samambaia, e da 9ª Zona Eleitoral, no Guará. Foi agraciada com importantes homenagens ao longo da carreira, como a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do DF (2001), a Medalha do Mérito Eleitoral do TRE-DF (2003) e a Medalha do Mérito Alvorada, concedida pelo Governo do DF (2005).
Compromisso com a Justiça
O SINDJUS parabeniza a Desembargadora Leonor Aguena por essa importante conquista e deseja pleno êxito em sua trajetória no TRE-DF, marcada até aqui por comprometimento, ética e dedicação à magistratura. O sindicato reafirma seu compromisso em seguir atuando lado a lado com as instituições do sistema de justiça, sempre em defesa dos servidores e da valorização do Judiciário.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.