jul 31, 2025
Na última terça-feira (29), o presidente do Sindjus, Costa Neto, foi recebido pelo presidente do Sindilegis, Alison Souza, para uma importante reunião que teve como foco a articulação conjunta em prol da recomposição salarial e da reestruturação das carreiras dos servidores do PJU e MPU, Legislativo Federal e TCU.
Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais para as categorias do Poder Judiciário e Ministério Público da União (MPU), Poder Legislativo e Tribunal de Contas da União (TCU), com destaque para a necessidade de garantir um reajuste linear em 2026 e a construção de uma proposta consistente de reestruturação de carreiras para o período de 2027 a 2030.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Costa Neto apresentou um panorama das tratativas já realizadas com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que se comprometeu a utilizar o máximo de recursos disponíveis de acordo com o índice de reajustamento do teto de gastos para viabilizar o maior reajuste linear possível em 2026. Esse reajuste deverá abranger todos os servidores e magistrados do PJU e o Sindjus está trabalhando para que o MPU adote o mesmo índice de reajuste para servidores e membros.
Também foi discutida a proposta de reestruturação das carreiras, com o compromisso do presidente do STF de encaminhar o respectivo projeto ao Congresso Nacional até setembro deste ano, ainda dentro de sua gestão.
Sindjus e Sindilegis estão trabalhando em parceria e unindo forças com o objetivo de fortalecer a articulação e buscar apoio político para aprovação das propostas.
Nesse sentido, foi convocado um grande ato público para o dia 5 de agosto, às 14h, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é reunir servidores do Judiciário e MPU, com o apoio de lideranças do Legislativo Federal e TCU em uma mobilização conjunta e histórica.
O presidente Costa Neto reforça a importância da participação da categoria: “Esse é o momento de mostrarmos união e força. Precisamos ocupar as ruas para garantir que nossos direitos sejam respeitados e que os projetos de valorização dos servidores avancem no Congresso ainda neste ano.”
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.