...

16 Abr. 2025

teste rra
CNJ aprova nova regra para análise de propostas orçamentárias

CNJ aprova nova regra para análise de propostas orçamentárias

mar 11, 2009


Uma nova resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça dita as regras para a análise de propostas orçamentárias feitas por órgãos do Poder Judiciário. É a primeira vez que o trâmite é regulamentado pelo CNJ desde sua criação, em 2005, quando o Congresso Nacional começou a determinar, nas Leis de Diretrizes Orçamentárias aprovadas, as análises prévias do Conselho.

A resolução aprovada, na quarta-feira (4/3), pelo Pleno é de autoria do conselheiro Antonio Umberto de Souza Júnior. Ela substitui a normativa anterior, a Resolução 53, de 2008, já que a primeira proposta se referia somente ao exercício passado. As novas regras são agora de caráter permanente e podem ser aplicadas às propostas que ainda não tiveram o mérito julgado pelo CNJ.

Receba as notícias mais importantes.
Entre para nosso canal oficial no WhatsApp - QUERO ENTRAR

“O Congresso Nacional tem prestigiado o CNJ, confiando-lhe tarefa típica de suas competências constitucionais concernentes ao planejamento estratégico do Poder Judiciário. Afinal, o orçamento é um dos meios essenciais de viabilização dos projetos de melhoria da eficiência jurisdicional e administrativa dos tribunais brasileiros”, disse o conselheiro em seu relatório. Segundo ele, as diretrizes permitirão que as propostas sejam analisadas mais rapidamente, respeitando os prazos curtos determinados pela Secretaria de Orçamento Federal e pelo Congresso Nacional.

Fonte: Conjur

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes