...

12 Ago. 2025

A nova mensalidade sindjus garante muito mais do que benefícios individuais
Canal oficial de notícias
Defesa que faz a diferença!
Quer economizar até no dia a dia?
Filiados do sindjus economizaram mais de R$ 3 milhoes em 2023
Insatisfeitos com reforma, servidores de Sobradinho reivindicam novo Fórum

Insatisfeitos com reforma, servidores de Sobradinho reivindicam novo Fórum

jul 22, 2013

Os servidores do Fórum de Sobradinho, reuniram-se, no final da tarde do dia 18, para discutir a questão das obras de revitalização que devem começar nos próximos dias e se estender por dez meses. O Sindjus, que está tomando todas as medidas necessárias para evitar que o drama sofrido pelos servidores de Planaltina em reforma semelhante se repita em Sobradinho, informou aos servidores o andamento e os detalhes da negociação que tem sido feita junto à administração do TJDFT para garantir a saúde e a segurança de todos os que trabalham e frequentam o Fórum.

Os coordenadores Sheila Tinoco, José Oliveira, Cledo Vieira e Ana Paula Cusinato se revezaram nos informes e esclarecimentos, passando aos servidores o que ficou acordado entre o sindicato e a administração do TJDFT na última reunião, realizada no dia 16. A partir da cobrança do Sindjus, a administração comprometeu-se a isolar as áreas em obras e que não haverá barulho durante o expediente. Além disso, ficou acordado que os servidores só podem ser transferidos para locais adequados e salubres.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

“Nada de simplesmente jogar os servidores no subsolo, sem ventilação e ar-condicionado. Vamos batalhar para que nenhum servidor seja alocado no subsolo. Agora, se essa transferência for realmente inevitável, que sejam asseguradas condições dignas de trabalho. O servidor pode ter certeza de que vamos fiscalizar essa reforma de perto, assim como estamos abertos para receber denúncias e tomar as providências devidas. Se for preciso, interditamos a obra”, frisou Sheila Tinoco. Outra exigência feita pelo sindicato e acatada pelo tribunal foi de que o executor da obra ficará presente em Sobradinho, de modo a responder diretamente por esse processo.

E não é somente a poeira e o barulho que preocupam os servidores. A maior indignação está relacionada ao fato de que a revitalização custará algo em torno de R$ 3 milhões e não resolverá o problema de espaço do Fórum. Isso porque é responsável por atender não só a cidade de Sobradinho, mas toda região, como Sobradinho II, Fercal, Condomínios, totalizando cerca de 250 mil habitantes. “Os servidores não querem uma maquiagem, mas uma solução para o ‘apertamento’ que se transformou o Fórum de Sobradinho; um problema que, por si só, inviabiliza a existência de um ambiente saudável de trabalho”, explicou Cledo Vieira.

A principal reivindicação dos servidores é a construção do novo fórum na cidade, uma vez que o GDF já doou o terreno para essa edificação. O coordenador José Oliveira (Zezinho) lembrou que a nova Lei nº 11.617/08 (Lei de Organização Judiciária do TJDFT) prevê a abertura de mais seis cartórios na cidade, o que só será possível se o novo fórum for construído. “Está na hora da administração do TJDFT começar a pensar de forma macro, investindo no que é melhor para magistrados, servidores e sociedade. E o melhor em Sobradinho, nesse momento, é a construção do segundo fórum”, argumentou José Oliveira (Zezinho).

Para o Sindjus, o pleno acesso à Justiça efetiva e de qualidade depende também de uma estrutura física adequada. Os servidores de Sobradinho têm a clareza de que a reforma não resolverá o problema de limitação de espaço e que a administração do Tribunal deve viabilizar a construção do novo fórum, que irá beneficiar o jurisdicionado de toda a região próxima a Sobradinho.

🔥 97 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes