abr 30, 2025
Na manhã da última segunda-feira (29/04), o Sindjus recebeu o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, Juiz Federal Márcio Barbosa Maia. O encontro, que faz parte do Projeto do Sindjus Diálogo & Café, reuniu membros da Direção do sindicato e teve como pauta temas fundamentais para a valorização dos servidores e o fortalecimento da Justiça Federal.
Estiveram presentes o presidente do Sindjus, Costa Neto; o vice-presidente, Francisco Xavier; as diretoras Arlete Alves, Sonia Cardoso e Daniela Mendes; e os diretores Cledo Vieira, Osiel Ribeiro e Wallace Costa.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Durante a reunião, foram debatidas pautas prioritárias da categoria, como a proposta de reajuste emergencial para todos os servidores do Poder Judiciário da União, ativos e aposentados, em 2026, e a reestruturação das carreiras no período de 2027 a 2030.
“O nosso objetivo é assegurar que os servidores tenham suas carreiras valorizadas e seu poder de compra restabelecido e assegurado, pois os últimos reajustes repuseram apenas parcialmente as perdas inflacionárias. O apoio da Justiça Federal é essencial para avançarmos rumo a um índice de reajuste em 2026, para reposição parcial das perdas inflacionárias acumuladas, e para o encaminhamento e aprovação de um novo PCS de reestruturação das carreiras para o periodo de 2027/2030, que recomponha integralmente a inflação de 2019 em diante e garanta ganhou real para todos”, afirmou Costa Neto.
Outro ponto relevante da reunião foi a crescente sobrecarga processual enfrentada pela Justiça Federal, que vem impactando a estrutura organizacional e afetando a saúde mental de servidores e magistrados. O Juiz Federal Márcio Barbosa destacou que está trabalhando na elaboração de um projeto de lei para a criação de novas Varas na Seção Judiciária do DF e a ampliação do quadro de servidores, a fim de garantir mais equilíbrio e eficiência ao sistema. O Sindjus manifestou total apoio à iniciativa e colocou-se à disposição para colaborar com o avanço do projeto.
A reunião também reforçou a parceria institucional entre o Sindjus e a Justiça Federal, especialmente no âmbito do programa POP RUA JUD. Nas últimas edições, a iniciativa contou com mais de 200 voluntários e atendeu cerca de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços essenciais. O Sindjus reafirmou seu compromisso com o projeto, destacando o alinhamento já em curso para ampliar essa parceria em 2025.
O Sindjus agradece a visita do Juiz Federal Márcio Barbosa e reforça a importância desse diálogo contínuo e construtivo, que fortalece a Justiça Federal e busca garantir melhores condições de trabalho para os servidores e mais justiça social para a população.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.