maio 7, 2025
Durante mais um encontro promovido pelo Sindjus no projeto Diálogo & Café, a Diretoria esteve reunida nesta terça-feira (06/5), na sede do Sindicato, com o Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promotor Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, e a Secretária-Geral, promotora Cláudia Tomelin. O presidente do Sindjus, Costa Neto, juntamente com a vice-presidente, Gisele Sérgio, e os diretores Abdias Trajano Neto, Sônia Cardoso, Arlete Ribeiro, Daniela Mendes e Alcides Carvalho, participaram da conversa que apresentou as principais pautas da nossa categoria.
Para o Procurador-Geral, o encontro promovido pelo Sindjus é muito importante. “A partir do momento em que nós nos colocamos numa mesa, nós conseguimos construir as melhores soluções para todos. Eu acho que esse é o objetivo de todos os envolvidos, das administrações, dos sindicatos, para que a gente possa ter um melhor trabalho entregue à sociedade, uma melhor qualidade de vida a todos os servidores e membros, seja do Ministério Público, seja da Magistratura, e com isso a gente ter os resultados que, na verdade, todos nós esperamos”, disse.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
A Secretária-Geral, Cláudia Tomelin, elogiou a iniciativa do Sindjus. “Eu considero muito importante essa aproximação com o Sindjus, porque a gente trata de questões relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida do servidor público, à valorização da carreira. Esse espaço de diálogo e de aproximação é fundamental para que a gente construa soluções conjuntas nesse caminho”, destacou.
O presidente Costa Neto elencou temas importantes e agradeceu a visita dos representantes do MPDFT. “Mais uma vez, o Sindjus faz uma demonstração clara da interlocução por meio do diálogo, em busca de dar vazão e solução a todas as demandas dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Tratarmos aqui de uma série de questões em busca de trabalhar conjuntamente. Nos colocamos à disposição para traçarmos planos, planejamentos, conjuntos de atuação, sempre em busca de atender às demandas em prol dos servidores”, ressaltou.
O Sindjus aproveita para agradecer a visita do Dr. Georges Seigneur e da Dra. Cláudia Tomelin, reforçando o reconhecimento e a admiração pela gestão comprometida e eficiente que ambos vêm desempenhando à frente do MPDFT. A atuação de excelência dos promotores tem contribuído significativamente para o fortalecimento institucional e para a valorização dos servidores. Parabenizamos pela condução ética, técnica e sensível da administração.
Confira a reportagem completa na TV do Sindjus:
Reajuste e Plano de Carreira
Entre os temas tratados neste diálogo com os promotores, estiveram o reajuste salarial para 2026 e o novo PCS. “Hoje nós tratamos de temas fundamentais que estão avançando e que em breve veremos a efetivação. No ano passado, o 10º Congresso do Sindjus aprovou uma proposta de reestruturação de carreiras, com a premissa de reposição salarial para todos os servidores. O projeto de reajuste linear para 2026 tem que ser encaminhado pelo PGR até agosto, buscando sempre caminhar conjuntamente com o Poder Judiciário, então trilhando projetos análogos”, explica Costa Neto.
Auxílio Alimentação
Foi informado ao Sindjus que os servidores já receberam a majoração do auxílio-alimentação, equiparado ao PJU, com o pagamento do residual referente ao mês de abril.
VPI
Sobre o pagamento do residual da VPI que ainda está pendente, o MPDFT afirmou que há o compromisso de pagar, mas que será feito quando tiver disponibilidade orçamentária. O presidente do Sindjus, Costa Neto, discorreu sobre a importância de todos os servidores do MPU receberem esse direito, que foi conquistado após uma intensa luta do Sindjus.
Auxílio Nutrição
No dia 15 de outubro de 2024, o Sindjus encaminhou requerimento administrativo à PGR e ao CNMP solicitando as providências necessárias para a elaboração de proposta normativa a ser encaminhada ao Congresso Nacional para a instituição de auxílio-nutrição para os servidores aposentados do MPU e CNMP. O objetivo é promover uma aposentadoria com mais qualidade de vida aos servidores aposentados. O assunto recebeu apoio dos procuradores, que destacaram que em breve farão o lançamento do guia para o servidor aposentado e convidaram o Sindjus para prestigiar.
O auxílio-nutrição, que é um debate que o Sindjus vem trabalhando com bastante ênfase, tanto no âmbito do Poder Judiciário quanto do Ministério Público da União, também é pauta junto ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo, com a Ministra da Gestão e Inovação.
Assédio e Saúde Mental
Um dos pontos abordados no encontro foram as ações voltadas para fomentar a qualidade de vida dos servidores e também o combate ao assédio. A Diretoria do Sindjus, em conjunto com os promotores, destacou a importância de atuar em conjunto na construção e efetivação da política de combate ao assédio, além da promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.