out 3, 2025
A Reunião da Frente ocorreu na última quarta-feira (dia 1/10), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento foi coordenado pela Deputada professora Luciene Cavalcante (PSol/SP), e contou com a participação de diversas entidades representativas, integrantes da Frente.
Representado pela Vice-Presidente e pelos diretores Chico Vaz, Arlete Alves e Antônio Alcides, o SINDJUS esteve presente e, mais uma vez, saiu em defesa do Serviço e dos servidores Públicos. Na ocasião, fazendo uso da palavra, o diretor de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Parlamentares, Chico Vaz, pontuou alguns impactos negativos da Reforma Administrativa, para o Serviço Público, Servidores e Sociedade.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
“Talvez não tenha sido dito tudo sobre os malefícios que essa Reforma pode trazer para a sociedade.É preciso que se entenda que a farsa da Reforma Administrativa, consiste na intenção daqueles que a defendem, em querer fazer o cidadão comum acreditar que essa mudança vem para melhorar os serviços públicos para a sociedade e reduzir gastos com a Administração, quando, na verdade, é exatamente o contrário, pois essa reforma, de acordo com o seu texto atual vem exatamente para piorar a qualidade dos serviços públicos, precarizar sua prestação e vulnerabilizar os servidores perante seus gestores e, consequentemente, junto à Administração, trazendo riscos de adoecimentos e o aumento dos casos de assédios de toda sorte, inclusive moral e sexual, além de propiciar ainda mais o aumento da corrupção no país”, alertou Chico Vaz.
A Deputada Luciene, coordenadora da Reunião da Frente, criticou a celeridade no andamento dos trabalhos da Reforma, e lembrou que essa proposta é a mesma que inclusive já foi rechaçada pelo parlamento e pela sociedade desde a época da PEC 32/2020.
Para a deputada, presidente da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, Alice Portugal (PcdoB/BA), nós estamos vivendo à sombra de uma pseudo Reforma; é preciso se desvendar esse mistério e, para isso, precisamos guardar energias para enfrentarmos o bombardeio que se forma para aprovar essa Reforma.
A exemplo da PEC 32, a relação de forças é extremamente desfavorável aos servidores públicos, por isso vamos ter que fazer mobilizações iguais ou maiores do que fizemos contra na PEC 32.
Chico Vaz lembrou das lutas do sindicato contra outras reformas, como a previdenciária, a trabalhista e do enfrentamento da PEC 32, e reforçou a necessidade de se fazer uma campanha de conscientização junto à sociedade, quanto aos malefícios dessa Reforma, para todos, Serviço e servidores públicos, bem como para a coletividade; ao fim, ressaltou a necessidade da união e engajamento de todos e reforçou o comprometimento do SINDJUS em mais essa frente de luta em defesa dos serviços e dos servidores públicos e, iminentemente, contra a Reforma Administrativa.
O SINDJUS segue firme na defesa intransigente dos direitos e interesses dos servidores do PJU e MPU, bem como do fortalecimento do Serviço Público, para a melhor prestação dos respectivos serviços para a sociedade.
Orgulho de ser SINDJUS! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!