set 24, 2025
O presidente do Sindjus, Costa Neto, reuniu-se nesta segunda-feira (22/9), com o senador Izalci Lucas, um dos principais aliados do Sindicato no Congresso Nacional, para reforçar a luta pela paridade e simetria remuneratória entre os servidores do MPU e PJU.
Durante o encontro, o parlamentar se comprometeu a atender pedido do SINDJUS e encaminhar ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitando que o chefe do MPU envie ao Congresso Nacional projeto de lei de reajuste salarial e de Adicional de Qualificação (AQ) para os servidores do MPU, nos mesmos parâmetros adotados para o PJU.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Além disso, atendendo a outra demanda do SINDJUS, o senador Izalci formalizou imediatamente pedido para assumir a relatoria do Projeto de Lei nº 1872/2025, que cria e estrutura o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da União, entre outras providências.
Segundo Costa Neto, a aprovação do PL 1872 é fundamental para garantir mais recursos ao MPU, o que permitirá avançar na resolução da pendência remuneratória que afeta os servidores da instituição. O projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados, chegou ao Senado Federal no último dia 16 de julho.
O SINDJUS segue atuando de forma estratégica e articulada junto aos parlamentares e autoridades competentes, reafirmando seu compromisso com a valorização dos servidores públicos do PJU e MPU.