set 15, 2025
O Departamento Nacional de Polícia Judicial do Conselho Nacional de Justiça (DNPJ/CNJ) através da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ) tem cada vez mais promovido cursos de capacitação para os Agentes de Polícia Judicial. O mais recente foi o de proteção de dignitários do Poder Judiciário, coordenado pelo diretor do DNPJ/CNJ, Igor Tobias Mariano, que é diretor do SINDJUS, juntamente com a coordenação pedagogia do chefe da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ), Fábio Fernandes.
O curso também teve como instrutor o Diretor do SINDJUS, Anderson Ferreira, e Policial Judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que também ministrou no curso de Segurança de Dignitários com foco no embarque de aeronaves. “Os dignitários são pessoas que ocupam posições que exigem atenção diferenciada por conta da projeção social, seja política ou econômica e tanto na esfera pública quanto na privada. O treinamento reforça aos APJ’s que o dignitário é tratado como uma pessoa que merece uma atenção diferenciada em relação à projeção do seu cargo”, explica Ferreira.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O Agente Policial Judicial Paschoal Rosseti Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também foi um dos instrutores e reforçou que o curso também apresentou aos alunos uma série de técnicas que vão desde a recepção da missão até a análise das situações, avaliação do risco da autoridade e como a missão será desenrolada. “Fazemos um planejamento e, posteriormente, definimos como vamos executá-la”, destaca o instrutor.
No conteúdo programático é feita a Introdução à Estratégia Nacional da Polícia Judicial (ENAPJ) e os fundamentos da Doutrina Técnico-Operacional da Polícia Judicial. Também são abordadas as técnicas e formações de escolta a pé, além de aspectos para o combate em baixa visibilidade e reação controlada. Além de serem realizadas simulações de ataques a autoridades, com treinamento em gestão de crises e evacuação emergencial, atendimento inicial ao protegido em risco e análise crítica dos resultados.
O SINDJUS apoia incondicionalmente a Polícia Judicial e segue incansável na luta pelos pleitos da categoria e no avanço da valorização e capacitação dos nossos colegas APJ.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.