ago 4, 2025
Nesta segunda-feira (4/8), o Sindjus encaminhou o requerimento enviado ao PGR a todos os Conselheiros do CSMPF pedindo apoio para inclusão, na proposta orçamentária que será votada amanhã na sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal, dos recursos necessários à viabilização do reajuste proposto pelo Sindjus para os servidores em 2026.
No pedido, o Sindjus informa que, em 1º de agosto, protocolou pedido administrativo junto ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, solicitando a adoção de medidas para garantir o envio ao Congresso Nacional de proposta legislativa que assegure reajuste de 5% sobre os vencimentos básicos dos titulares de cargos efetivos do MPU e do CNMP, além da ampliação da GAMPU para 165%, com efeitos a partir de 1º de junho de 2026.
A medida representa um reajuste total de 15,94%, equiparando os servidores do MPU aos parâmetros pactuados entre as entidades sindicais no âmbito do Fórum de Carreiras do PJU.
O requerimento também destaca a defasagem salarial acumulada desde 2019, que pode ultrapassar 25% até meados de 2026, e apresenta estudos que demonstram a viabilidade orçamentária da proposta.
Diretores do Sindjus vão acompanhar a sessão do CSMPF, cujo início está marcado para as 9h desta terça-feira (5/8).
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR