jul 16, 2025
O Sindjus, a ASMPF, a ASEMPT e a ASMIP participaram da primeira reunião da Comissão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Ministério Público da União de 2025, ocorrida nesta terça-feira (16/7), com participação de representantes dos ramos do Ministério Público da União e entidades. O Sindjus foi representado pelo diretor Cledo Vieira e o conjunto de associações – ASMPF, ASEMPT e ASMIP – foi representado pelo presidente da ASEMPT, Raimundo Leite.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O foco da primeira reunião foi a revisão dos percentuais do AQ baseada na proposta que o STF encaminhou ao Congresso Nacional. Os cálculos da proposta já foram feitos e apresentados à Administração.
A próxima reunião terá como pauta o reajuste e recomposição salarial. Como os trabalhos da Comissão foram retomados agora, ainda não há um indicativo de índice ou dados sobre a disponibilidade orçamentária.
Cledo Vieira enfatizou que é preciso ficar atento aos prazos, pois os ramos do MPU devem aprovar suas propostas orçamentárias para o próximo ano no início de agosto. E é importante aproveitar a próxima janela orçamentária para garantir o reajuste de 2026 e o AQ. “O Sindjus trabalha para que os servidores do MPU tenham um índice de reajuste para 2026 igual ou melhor que o PJU e também uma proposta de AQ que atenda aos interesses dos servidores da melhor forma”, explicou Cledo Vieira.
“Participamos, com muito entusiasmo, da primeira reunião da retomada dos trabalhos da Comissão Permanente de Gestão das Carreiras dos Servidores do MPU! Creio que em muito podemos contribuir no desenvolvimento desse importante trabalho! O que prometemos é a dedicação máxima na defesa dos interesses dos servidores e lutaremos pela melhoria das condições de trabalho e de nossa remuneração. Enfim, esperamos realizar um trabalho à altura da dignidade da missão que nos foi confiada!”, afirmou Raimundo Leite.
Além de AQ e reajuste/recomposição salarial, a Comissão pretende discutir a reestruturação das carreiras dos servidores do MPU.
A próxima reunião da Comissão ainda não tem data definida.