jul 15, 2025
Os diretores do Sindjus Anderson Ferreira, Cledo Vieira, Abdias Trajano, Eiraldo Pimenta e Joanis Simões estiveram, nesta terça-feira (15/7), no Plenário 1 da Câmara dos Deputados, para pressionar pela votação e aprovação do PL 2447/2022, que trata da consolidação da Polícia Judicial, garantindo que os avanços da Resolução CNJ 344/2020 sejam incluídos na Lei 11.416/06, que rege a carreira dos servidores do PJU. Mais uma vez, os Policiais Judiciais atenderam ao chamado do Sindjus e compareceram à CCJC.
O Sindjus atuou até o último momento para que o PL 2447 fosse votado ainda hoje, conversando com os membros da comissão. Inclusive, o delegado sindical do Sindjus Ramilton Marinho Nobrega Clemente articulou uma reunião com a deputada Bia Kicis (PL-DF), que explicou ao Sindicato que o projeto da Polícia Judicial não seria votado hoje em razão de um acordo interno com objetivo de votar na reunião desta terça-feira apenas matérias que já têm consenso, mas se comprometeu a trabalhar para que o PL 2447 fosse votado logo após o recesso.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O presidente da CCJC, deputado Paulo Azi (União-BA), abriu os trabalhos informando sobre o acordo mencionado pela deputada Bia Kicis ao Sindjus e assumindo o compromisso de que o PL 2447/2022 retornará à pauta na primeira reunião da CCJC após o recesso parlamentar, em agosto.
O Sindjus agradece aos Policiais Judiciais que compareceram à CCJC e reafirma o compromisso de continuar desenvolvendo uma atuação firme e responsável pela aprovação do PL 2447/2022.
MPU
O Sindjus também destaca a importância de se avançar na luta pela consolidação da Polícia Institucional do MPU, cujo PL 3879/2024, que confere a denominação de Inspetor e Agente de Polícia Institucional aos servidores que desempenham funções de segurança, garantindo maior reconhecimento e valorização da categoria, está desde outubro de 2024 aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.