...

04 Jul. 2025

A nova mensalidade sindjus garante muito mais do que benefícios individuais
Canal oficial de notícias
Defesa que faz a diferença!
Quer economizar até no dia a dia?
Filiados do sindjus economizaram mais de R$ 3 milhoes em 2023

Proposta consensual de reajuste salarial para todos em 2026, que será apreciada em Plenária do Fórum de Carreira do CNJ, é fruto de atuação histórica do Sindjus

jul 3, 2025

No dia 26 de junho, o Sindjus enviou ao coordenador do Fórum de Carreiras do PJU, o conselheiro do CNJ Guilherme Feliciano, ofício com a proposta consensuada entre Sindicato e Federação do reajuste de 2026 para todos os segmentos da nossa categoria (analistas, técnicos, auxiliares, ativos e inativos), com os estudos legais e orçamentários pertinentes.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

A proposta, que trata de reajuste linear para 2026 baseada na elevação da GAJ de 140% para 165%, com acréscimo de 5% no vencimento básico (VB), foi construída depois de três reuniões realizadas entre o Sindicato e a Federação, todas mediadas diretamente pelo conselheiro Guilherme Feliciano.

Nesse início de julho o conselheiro vai apresentar aos representantes das Administrações do PJU essa mesma proposta que vai ser apreciada no dia 9 de julho em uma reunião plenária do Fórum de Carreiras com participação das duas entidades representativas dos servidores e dos diretores e secretários-gerais dos órgãos do PJU.

Importante ressaltar que o Sindjus vem atuando pelo reajuste emergencial para nossa categoria há muito tempo, tanto que esse tema foi um dos destaques na primeira reunião entre o Sindicato e o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, realizada no final de 2023. De lá para cá, aconteceram mais duas reuniões com o presidente do Supremo, que apoiou o pleito da correção salarial.

A princípio, o Sindjus defendia um reajuste para 2025 e 2026, mas os integrantes do Fórum de Carreira preferiram encaminhar para esse ano de 2025 a atualização do Adicional de Qualificação. Mesmo assim e dando continuidade à luta pelo reajuste, no final de 2024, o Sindjus garantiu o compromisso do DG do STF, Eduardo Toledo, de trabalhar a recomposição salarial dos servidores em 2026, de acordo com a estimativa de correção do teto de gastos.

O Sindjus foi a primeira entidade a reivindicar e lutar pelo reajuste linear para 2026, visando aproveitar o máximo de orçamento do Poder Judiciário para amenizar as perdas salariais que já estão na ordem de 25% (de 2019 para cá) e possibilitar a implantação de um plano de reestruturação de carreiras mais robusto e sólido na janela de 2027 a 2030.

E o 10º Congresso Extraordinário do Sindjus, realizado em novembro de 2024, reforçou a importância dessa luta pelo reajuste. A Diretoria do Sindicato tem envidado grandes esforços para defender essa pauta dentro do Fórum de Carreiras e junto às Administrações do PJU.

A retrospectiva abaixo traz destaques dessa longa e efetiva luta do Sindjus pelo reajuste para todos em 2026.

Destaques da retrospectiva pelo Reajuste Para Todos em 2026

2023
Dia 29 de novembro de 2023, aconteceu a primeira reunião entre Sindjus e o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Na oportunidade, o Sindicato defendeu a recomposição salarial das perdas inflacionárias acumuladas e um novo plano de carreiras para atender as demandas dos diversos segmentos da nossa categoria.

2024
No dia 19 de junho de 2024, o Sindjus protocolou no STF e no CNJ a proposta de recomposição baseada na majoração da GAJ, que é a forma mais isonômica de promover um reajuste para todos.
No dia 26 de junho, essa proposta foi entregue e apresentada ao Diretor-Geral do STF, Eduardo Toledo.
O Sindus lançou a campanha “Reajuste Já, Zero Não”, realizando atos, mobilizações e diversas reuniões com presidentes de tribunais e procuradores-gerais dos ramos do MPU, e também com diretores e secretários-gerais, na tentativa de conseguir a reposição em 2025 e 2026 de parte das perdas da nossa categoria desde 2019.
Após deliberação do subgrupo 3 do Fórum de Carreiras, em julho de 2024, por um reajuste linear para 2025, no dia 1º de agosto aconteceu uma nova reunião do Fórum para tratar do reajuste emergencial, com o Sindjus salientando a necessidade de se aprovar um reajuste linear para todos os servidores do PJU, com objetivo de frear a crescente defasagem salarial.
No dia 8 de agosto, aconteceu ato em frente ao CNJ em defesa do reajuste emergencial para recomposição das perdas salariais dos servidores em 2025/2026.
Em novembro de 2024, o 10º Congresso Extraordinário do Sindjus aprovou como primeira premissa a reposição integral das perdas inflacionárias desde 2019 para todos os segmentos da categoria (analistas, técnicos, auxiliares, ativos e aposentados).

Em dezembro de 2024, o DG do STF, Eduardo Toledo, assumiu o compromisso com o Sindjus de trabalhar um índice de reajuste para 2026, a ser definido entre maio e junho de 2025, com base na correção do teto de despesas do Poder Judiciário.

2025
No dia 12 de fevereiro de 2025, durante reunião com o Sindjus, o diretor-geral do STF, Eduardo Toledo, reafirmou o compromisso de incluir na peça orçamentária valores para a recomposição salarial dos servidores em 2026, de acordo com a estimativa de correção do teto de gastos.
No dia 23 de fevereiro, o Sindjus se reuniu com o secretário-geral do CJF, o Juiz Erivaldo Ribeiro dos Santos, para debater diversas pautas, dentre elas o reajuste para todos em 2026.
No dia 26 de fevereiro, o Sindjus recebeu a visita do diretor-geral do STJ, Sérgio Pedreira, à sede do Sindicato. Dentre as pautas tratadas, o reajuste para 2026.
No dia 13 de março, o Sindjus se reuniu com a diretor-geral do TSE, Miguel Piazzi, para tratar do reajuste para 2026.
No dia 14 de março, o Sindjus esteve reunido com o secretário-geral TJDFT, Celso Oliveira, para tratar das demandas da categoria, como o reajuste para 2026.
No dia 19 de março, o Sindjus se reuniu com o diretor-geral do CNJ, Johaness Eck, e discutiu o reajuste para 2026.
No dia 19 de março, o Sindjus esteve reunido com o diretor-geral do STJ, Sérgio Pedreira, para tratar de diversos temas, dentre eles o reajuste para 2026.


No dia 25 de março, o Sindjus esteve reunido com o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo, para discutir pautas essenciais aos servidores, como o reajuste para 2026.
No dia 26 de março, o Sindjus se reuniu com o presidente do TRF1, Desembargador João Batista, para tratar da pauta prioritária da categoria, destacando o reajuste para 2026.
No mês de abril, em contato com Eduardo Toledo, o Sindjus foi informado que os diretores-gerais estavam se reunindo para discutir o reajuste para 2026.
No mês de abril, o Sindjus reforçou campanha pelo reajuste de 2026 para todos com a afixação de faixas nos órgãos.
No mês de abril, foram encaminhados ofícios aos órgãos do PJU com pedido de apoio ao reajuste para todos em 2026 e ao novo PCS.
No dia 3 de abril, o Sindjus se reuniu com o Diretor-Geral do Superior Tribunal Militar (STM), José Carlos Nader Motta, e seu substituto, Lauro Luís Pires da Silva, para tratar da pauta da categoria e o reajuste para 2026.
No dia 9 de abril, o Sindjus se reuniu com o presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, para tratar de pautas importantes, como o reajuste para 2026.
No dia 23 de abril, o Sindjus se reuniu com coordenador do Fórum de Carreira do PJU para apresentar proposta de reestruturação das carreiras e reajuste para todos em 2026.
No dia 24 de abril, o Sindjus se reuniu com a presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, e enfatizou a importância do reajuste salarial para todos em 2026.


No dia 30 de abril, o Sindjus esteve com o presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, para tratar de reajuste salarial para 2026 e outras pautas.

No dia 5 de maio, o Sindjus realizou reunião com o presidente do TRT da 10ª Região, desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior, para tratar da pauta prioritária da categoria, incluindo o reajuste para 2026.
No dia 14 de maio, o Sindjus realizou um novo ato em frente ao STF em prol do reajuste para todos em 2026, reestruturação das carreiras e AQ.

No dia 14 de maio aconteceu a primeira reunião no CNJ entre Sindjus e Federação, mediada pelo conselheiro Guilherme Feliciano, com objetivo de construir uma proposta de consenso para o reajuste para 2026 e o novo PCS.
No dia 28 de maio ocorreu a segunda reunião com o conselheiro do CNJ Guilherme Feliciano para buscar a construção de uma proposta de reajuste para 2026 e reestruturação das carreiras de consenso entre Sindicato e Federação.
No dia 29 de maio, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, encaminhou ofício ao Sindjus reafirmando seu compromisso com a Correção dos Vencimentos em 2026; Reestruturação das Carreiras e Adicional de Qualificação.
No dia 29 de maio, o Sindjus recebeu em sua sede o presidente do TRT10, desembargador José Ribamar Oliveira. O reajuste para 2026 foi um dos principais temas debatidos.
No dia 5 de junho, o Sindjus se reuniu pela terceira vez com o presidente do STF, que informou a intenção de propor o maior índice possível de reajuste para atender a nossa categoria, dentro do aumento do teto de despesas do Poder Judiciário.


No dia 18 de junho, aconteceu a terceira reunião no CNJ, sob mediação do conselheiro Guilherme Feliciano, para buscar a construção de uma proposta de consenso, com a sugestão do conselheiro de um reajuste baseado na majoração da GAJ de 140% para 165% e com um acréscimo de 5% no VB.
No dia 26 de junho, o Sindjus encaminha ao conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano, ofício com a proposta consensuada para o reajuste de 2026.

🔥 16656 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes