jul 2, 2025
Na tarde da última sexta-feira (28/6), o Sindjus, representado pelo presidente Costa Neto, pela presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (ASTREDF), Edivan Ismael, e pelo delegado sindical Marcelo Buarque, se reuniu com o presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, para tratar de pautas relevantes para os servidores da Justiça Eleitoral. Também participaram da reunião a Diretora-Geral, Lúcia Carvalho Bitar Yung-Tay, e o chefe de gabinete da presidência, Guilherme de Sousa Juliano.
O principal ponto da reunião foi a entrega de um documento com a proposta consensuada entre o Sindjus e a Fenajufe para o reajuste salarial para todos em 2026. A proposta prevê o aumento da Gratificação Judiciária (GAJ) de 140% para 165%, além de um acréscimo de 5% no vencimento básico (VB), contemplando todos os servidores do PJU — analistas, técnicos, auxiliares, ativos e aposentados. A proposta vem acompanhada de estudos técnicos e orçamentários que comprovam sua viabilidade.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Outro tema importante abordado foi o andamento do Projeto de Lei nº 04/2024, que trata da criação de cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas no Quadro de Pessoal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais. O projeto foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados no último dia 17 de junho, após uma forte articulação do Sindjus junto aos parlamentares.
Momentos antes da votação, diretores do Sindjus estiveram com o relator do projeto, deputado Rogério Correia (PT-MG), que apresentou parecer favorável. Em seu relatório, o parlamentar destacou: “O projeto não apenas moderniza a estrutura judiciária eleitoral, mas também serve como um pilar essencial na defesa do Estado Democrático de Direito, garantindo que as eleições continuem sendo um instrumento legítimo e seguro de expressão da soberania popular”.
Além disso, durante a reunião, foi destacada a posse de quatro novos servidores que irão reforçar o quadro funcional do TRE-DF. A chegada desses profissionais representa um importante reforço para o bom funcionamento da Justiça Eleitoral no Distrito Federal.
O Sindjus segue firme em sua atuação, defendendo as pautas da categoria com diálogo institucional, responsabilidade e compromisso com os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.