abr 28, 2025
Na noite da última sexta-feira, 25 de abril, o clube da ASTCU foi palco de uma recepção especial para os novos servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em uma iniciativa conjunta do Sindjus e da ASCONJ (Associação dos Servidores do CNJ), o evento reuniu os recém-chegados e veteranos em um ambiente de acolhimento, integração e celebração.
Com muita música, animação e um clima de descontração, a noite teve como principal objetivo dar boas-vindas aos novos colegas, fortalecendo os laços de amizade e o sentimento de pertencimento à instituição. Além disso, foi uma oportunidade para que os novos servidores conhecessem mais de perto o trabalho do Sindjus e da ASCONJ na defesa dos direitos e interesses da categoria.
Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR
O evento contou com a presença do Diretor-Geral do CNJ, Johaness Eck, do presidente Sindjus, Costa Neto, do presidente da ASTCU, Reginaldo Coutinho, além da presidente da ASCONJ e diretora do Sindjus, Meg Gomes, da Vice-Presidente do Sindjus Gisele Sergio e das diretoras Soninha Cardoso e Daniela Mendes, que fizeram questão de parabenizar e acolher cada novo servidor.
“Este é um momento muito especial para todos nós. A chegada de novos servidores fortalece o CNJ e é fruto de uma luta intensa do Sindjus e da ASCONJ em defesa da ampliação do quadro de pessoal do Conselho. Sejam todos muito bem-vindos à nossa grande família do Judiciário”, destacou Costa Neto.
“A nomeação dos novos colegas é motivo de grande alegria. Eles chegam para reforçar o trabalho essencial desenvolvido pelo CNJ. A ASCONJ e o Sindjus estarão sempre de portas abertas para apoiar cada um de vocês”, afirmou Meg Gomes.
Histórico de luta pelo concurso do CNJ
A realização do concurso do CNJ foi fruto de uma intensa mobilização liderada pelo Sindjus. O sindicato batalhou incansavelmente no Congresso Nacional pela aprovação do Projeto de Lei nº 2342/2022, que possibilitou a criação de cargos efetivos e funções comissionadas no Quadro de Pessoal do Conselho.
Com seriedade, dedicação e um trabalho estratégico interno, o Sindjus teve papel decisivo na aprovação dos requerimentos de urgência que permitiram que o projeto fosse levado diretamente à votação no Plenário da Câmara dos Deputados. No dia 10 de maio de 2023, o PL 2342 foi aprovado, marcando uma grande vitória para a categoria.
Na ocasião, o deputado Rafael Prudente (DF), ao encaminhar a votação em nome do MDB, fez questão de parabenizar publicamente o Sindjus, na pessoa de seu coordenador-geral Costa Neto, pelo protagonismo na articulação e defesa do projeto.
O concurso público para provimento de cargos efetivos no CNJ foi homologado em 11 de fevereiro de 2025, durante a 1ª Sessão Plenária do ano do Conselho. Com a homologação oficial, abriu-se o caminho para a convocação dos candidatos aprovados para os cargos de Técnico e Analista Judiciário.
O Sindjus, sempre atento às pautas que envolvem o fortalecimento do serviço público, celebrou essa importante conquista ao lado da ASCONJ. Para o sindicato, a chegada dos novos servidores representa a renovação da força de trabalho no CNJ e o fortalecimento das carreiras no âmbito do Poder Judiciário da União.
A presidente da ASCONJ, Meg Gomes, também ressaltou a importância desse momento: “A homologação do concurso e a nomeação dos aprovados são marcos importantes para a história do CNJ. Eles garantem o fortalecimento da nossa instituição e a continuidade de um trabalho sério e comprometido com a Justiça”.