abr 9, 2025
Em mais uma vitória para os servidores da Justiça Eleitoral, o SINDJUS e a ASTREDF reforçaram a articulação em defesa da categoria. Na tarde desta quarta-feira (10), o presidente do Sindjus, Costa Neto, reuniu-se com o presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, para tratar dos próximos passos após a aprovação do PL 04/2024 na CASP.
O projeto, que cria cargos e funções na Justiça Eleitoral, foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Bruno Farias (AVANTE-MG), após intensa mobilização do Sindjus. Além da atuação externa junto ao Congresso, integrantes da Diretoria do Sindjus acompanharam de perto a reunião da CASP, garantindo a aprovação da matéria, essencial para a estruturação e valorização dos servidores.
Receba as notícias mais importantes.
Entre para nosso canal oficial no WhatsApp - QUERO ENTRAR
Além da atuação externa junto ao Congresso, integrantes da Diretoria do Sindjus acompanharam de perto a reunião da CASP, garantindo a aprovação da matéria, essencial para a estruturação e valorização dos servidores.
Durante o encontro com o presidente do TRE-DF, também foram tratados outros temas de grande relevância para os servidores, como o reajuste para 2026 e o plano de carreira.
Em relação ao reajuste, Costa Neto explicou que o Sindjus vem tratando dessa pauta com o STF e realizando uma série de reuniões para pedir o apoio de outras Administrações a este pleito. Segundo informações obtidas pelo Sindicato, o Fórum de Diretores-Gerais está discutindo um índice e a expectativa é de que em 2026 os servidores possam ter um reajuste para dar início à recuperação das perdas inflacionárias do período, aliviando assim o impacto para a implementação do novo PCS, na janela de 2027 a 2030. Por isso, é imprescindível que o índice de reajuste seja definido com a máxima brevidade para garantir o prazo hábil para a reserva das verbas orçamentárias no Anexo V da Lei Orçamentária Anual, bem como para o envio do projeto ao Congresso Nacional. Costa Neto solicitou o apoio do conselheiro Guilherme Feliciano em relação a essa pauta prioritária, que é fundamental para a valorização dos servidores do PJU.
Sobre o plano de carreira, o Sindjus demonstrou preocupação com o prazo exíguo para discussão e aprovação da proposta de reestruturação no âmbito do Fórum de Carreira, considerando que o anteprojeto precisa ser encaminhado o quanto antes ao Congresso Nacional para que sua implementação ocorra de 2027 a 2030. Ficou acertado que, no dia 23 de abril, o Sindjus terá nova reunião com o conselheiro Guilherme Feliciano para detalhar a proposta aprovada no 10º Congresso Extraordinário da entidade. Em data distinta, a outra entidade também apresentará sua proposta, e no dia 15 de maio será realizada uma reunião conjunta com as duas entidades a fim de se buscar uma proposta de consenso, que será submetida ao Fórum.
O Sindjus e a ASTREDF seguem firmes e comprometidos com a luta pelos servidores, acompanhando todas as etapas do PL 04/2024 até sua sanção e regulamentação, e também trabalhando ativamente por avanços concretos na valorização da carreira e na recomposição salarial. A categoria pode contar com a entidade para avançar nas conquistas!