...

27 Abr. 2025

RRA

Sindjus-DF divulga destaques da pauta semanal da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

ago 10, 2020


O Sindjus-DF divulga a agenda da semana legislativa, cujos trabalhos começam nesta segunda-feira (10/8) na Câmara e no Senado, informando os destaques da pauta que poderão ser apreciados nos próximos dias. O foco da nossa atuação é, sem dúvida alguma, as matérias que impactam os servidores públicos, em especial os do Poder Judiciário e do MPU, no entanto, estamos atentos, por meio de nossa assessoria (Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical) a tudo o que acontecer no Congresso Nacional.

Na Câmara dos Deputados, o Plenário poderá apreciar a Medida Provisória (MP) 951/2020, que estabelece normas sobre compras públicas, sanções em matéria de licitação e certificação digital. Além disso, poderão deliberar o Projeto de Lei (PL) 6229/2005, sobre recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária; e também o PL 4749/2016, que tipifica a conduta do parente da vítima, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos ou de abuso sexual contra criança ou adolescente.

Receba as notícias mais importantes.
Siga o canal SINDJUS NOTÍCIAS no WhatsApp - QUERO ENTRAR

No Senado Federal, os líderes partidários deverão se reunir para definir as prioridades de votação ao longo da semana.

No Congresso Nacional, a Comissão Mista da Reforma Tributária promoverá audiência pública com o Presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e DF, Rafael Fonteles. Além disso, poderá ser convocada sessão para apreciação de vetos presidenciais, cabendo destacar os vetos ao auxílio financeiro aos estados e que torna os serviços de advogados e de contabilidade de natureza singular.

PL 1328/2020
Em relação ao PL 1328/20, que está oficialmente tramitando na Câmara dos Deputados e trata da suspensão por 120 dias dos descontos referentes a empréstimos consignados na folha de servidores ativos e aposentados, quatro requerimentos foram apresentados e aguardam apreciação:

No dia 04 de agosto, foi apresentado o Requerimento de Urgência (Art. 155 do RICD) n. 2052/2020 pelo Deputado Mauro Nazif (PSB/RO) e outros, requerendo regime de urgência na apreciação do projeto.

No dia 05 de agosto, o deputado José Guimarães (PT/CE), apresentou o requerimento n. 2080/2020, Requerendo a apensação do PL 987/2020 ao PL 1328/2020 por tratarem de proposições regulando a mesma matéria.

No dia 06 de agosto, houve apresentação do Requerimento de Urgência (Art. 154, II, do RICD) n. 2097/2020, pela Deputada Angela Amin (PP/SC) e outros, requerendo regime de urgência à referida matéria.

No dia 07 de agosto o deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE), por meio do Requerimento n. 2106/2020, requereu a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 1328/2020.

“O Sindjus-DF, nesta semana, dá continuidade ao trabalho de articulação junto aos deputados visando a célere aprovação deste projeto conforme texto aprovado no Senado Federal, que contempla servidores ativos e aposentados com essa suspensão temporária dos descontos, e que vai aliviar a situação financeira de muitos colegas que estão tendo despesas extras em razão dos transtornos causados pela pandemia. Estamos atuando com outras entidades parceiras, como Sindilegis e Fonacate, para convencer os deputados da importância desta matéria não só para os servidores, mas para a sociedade e economia brasileira”, afirmou o coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto.

🔥 14 Total de Visualizações

Saiu na Mídia

Receba nossas notícias importantes